Pedro Caramez responde: No Networking, depois duma má primeira impressão, existe espaço para uma segunda boa impressão?

É comum ouvirmos que a primeira impressão é a mais importante, sobretudo quando toca a relações amorosas.

E no Networking como será? Nem sempre conseguimos causar uma boa primeira impressão. Nervosismo, erros de interpretação de um dos lados, são vários os motivos que podem levar a um falso arranque. Será que existe uma segunda chance?

Para responder à pergunta, fui falar com Pedro Caramez, consultor de Marketing Digital e Formador nas áreas de networking online e offline, e autor do livro Como Ter Sucesso no Linkedin.

networking

No Networking, depois de uma má primeira impressão, existe espaço para uma segunda boa impressão?

Quando fazemos um falso arranque, há um caminho longo para corrigirmos o erro. Temos que ser pacientes, no digital ou no offline, se queremos recompor a primeira impressão.

Obviamente depende sempre do primeiro erro. Contudo se o erro for algo rectificável, exige de nós uma paciência para reconstruir a imagem de credibilidade que queremos, junto dessa pessoa.

Mas depende sempre do impacto negativo, se foi pela nossa imagem, um juízo valor menos adequado ao local que estamos, ou até mesmo um juízo errado por parte do outro lado. Se a primeira má experiência, for um erro crasso de interpretação, avaliação de alguma situação, ou um procedimento menos claro da empresa, são situações que levam muito tempo a corrigir. Cria-se uma perda total de confiança, e haverá dificuldade em reconstituir a imagem.

Se tiveram uma primeira impressão não tão boa, avaliem a sua natureza e adeqúem um método e estratégia que vos permita de aproximar das pessoas. Pequenas interacções online, aliadas com um conjunto de dinâmicas, que no longo prazo podem trazer de volta a confiança. Porque na vida e no networking, há sempre espaço para uma segunda oportunidade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s