A comunicação transmite uma mensagem. No Marketing independentemente da forma ou feitio o objetivo principal são os resultados. Mas ao existir uma mensagem torna-se necessário conhecer a sociedade e os seus problemas.

Aquando a minha gestão do facebook da APFA criei avatares para  a representação das equipas na liga portuguesa. O caminho mais fácil seria um boneco standard, contudo optei por uma maior autenticidade com avatares de diferentes tamanhos e cor de pele.

353b7ce5-a11d-4b87-902f-09708c6eaf5e-large

A não uniformização leva uma maior aproximação à realidade e consequente identificação numa sociedade em que o diferente ela renega e que estereotipa protótipos do ideal.

Não uniformizar tem ganho força, figurinos diversificados são uma tendência em crescente nas grandes empresas produtoras de brinquedos como reportado no site The Verge.

social media

Mas o que é novidade hoje não deveria ser o normal?  Sim. Porém o duplipensar encontra-se instalado na sociedade. Segundo o sociólogo  Jacques Ellul, “o propósito não se trata de modificar as ideias das pessoas mas chegar a uma conformidade sobre como as pessoas comportam.”. No livro Propaganda – The formation of men attitude, aborda as condicionantes sociais em uma comunicação de massa onde se caracteriza pela uniformidade e aspetos materiais independentemente do meio da pessoa. E como essa mesma comunicação reduz o individuo.

Reduzir o individuo

O conceito Doublethink (Duplipensar) surge pela primeira vez no livro 1984 de George Orwell. Um alerta sobre “O poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo tempo, de contar mentiras deliberadas e acreditar genuinamente nelas esquecendo de qualquer fato que tenha se tornado inconveniente.”

O duplipensar provoca uma dissonância cognitiva quando os dois elementos não apresentam coerência. Por exemplo em sociedades apelidadas de modernas, o papel da mulher é amplo porque ao longo da história houve progresso em relação à sua independência e na procura de igualdade de direitos. Mas na publicidade, música e outros meios de expressão a mulher em muitos casos é reduzida a um objeto. A mesma sociedade que acredita nos direitos da mulher,que apela aos valores da liberdade e condena países mais conversadores, é a mesma sociedade que reprime determinado tipo de comportamento das mulheres.

erica-fontes_1-720x617

Um restaurante causou polémica ao chamar uma atriz pornográfica de vaca. Ao conhecermos a sociedade, as suas pessoas e comportamentos, apercebemos da recorrente utilização da terminologia em mulheres sejam sexualmente mais ativas ou não. Exemplo, rapariga acaba namoro com rapaz. O rapaz usa insultos como vaca e p**** .

Se a frase da imagem apresentasse um abordagem como “Não entendemos porque algumas pessoas chamam mulheres de vacas. Para nós uma vaca é isto.” invés de fazerem um reforço negativo a um problema na sociedade, falariam do seu produto de uma forma elegante, positiva e igualmente “edgy”.

Mas torna-se difícil tal acontecer porque as mensagens encontram-se assimiladas e difundidas na sociedade que foi criado um padrão visto como normal.

bk_ad

Onde até para vender uma sandes uma mulher é colocada em posição sexual aliada a um texto com inuendo . E uma sandes de um burger king é algo nada sexy e nem se tornou sexy depois da publicidade.

Não existe correcto ou incorrecto quando a comunicação se mede por resultados. Apenas existe verdadeiro e falso e várias perguntas. “Estou a reforçar algo negativo na sociedade? Verdadeiro ou falso.” A consciência fica para cada um e cada qual escolhe as suas verdades, falsidades e reforços positivos/negativos na sociedade. No entanto, não se pode ignorar que um reforço negativo soma num bolo maior com consequências. Nada é subtil quando existe uma assimilação em massa. Em jeito de reflexão, uma cena do filme Detachment sobre o tema. 

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s