Como os influenciadores digitais podem potenciar vendas de uma empresa?

[Sem tempo para ler? Assiste o vídeo!! Com tempo? Espreita a Super Dica no final do artigo)

1: Pesquisar perfis com contexto para a marca

Influenciadores que seguem uma linha de comunicação temática(fitness, moda urbana, etc) são mais propensos a serem abordados pelas marcas. Por norma, estão no topo da mente na hora da escolha, contudo existem mais perfis a explorar para encontrar o influenciador ideal.

O contexto define a familiaridade da mensagem perante o receptor (fãs). No marketing com influenciadores os opostos não se atraem! Divulgar fast food não combina com praticantes de fitness, certo?

Ferramentas: Pesquisa manual, Canais Relacionados em perfis do Youtube, Upfluence, Agências de influenciadores

2: Verificar a veracidade dos seguidores

O Instagram está repleto de seguidores falsos ou não tão fieis. A rede social ficou conhecida pelo fácil acesso a seguidores falsos que são facilmente identificáveis pela origem(países em desenvolvimento) ou nomes/perfis duvidosos.

Por outro lado, existem perfis que angariam seguidores verdadeiros através de robôs que realizam automaticamente follow/unfollow para puxar que a pessoa seguida, siga de volta.

3: Pedir os dados estatísticos e demográficos

É importante pedir os dados de alcance, interação mas sobretudo cliques em publicações com outras marcas mas também analisar o país dos seguidores ou o género.

Se uma marca pretende divulgar para Portugal mas 80% dos seguidores são estrangeiros, não existe um encaixe para a marca atingir o público-alvo. O género dos fãs também apresenta a sua importância, sobretudo em marcas que pretendem atingir um género mas a maioria dos fãs pode eventualmente ser do género oposto, devido a fotos mais sensuais.

4: Definir uma estratégia de comunicação e não sobreposição com outras marcas

A celebração de um contrato implica obrigações entre ambas as partes. Para evitar sobreposição de publicações de outras marcas no mesmo dia ou a mesma categoria de produtos durante a mesma semana/semanas, torna-se importante definir as condições do contrato. Sobretudo a nível de stories onde facilmente a história pode passar despercebida se for colocado um grande volume no mesmo dia + mistura com história a divulgar outra marca criando assim uma comunicação superficial e não genuína.

5: Atenção a “Gold Diggers”

Quem gere Instagrams de forma profissional é frequentemente abordado por “influencers” que “caçam” produtos em troca de divulgação, em regra geral pelas razões mencionadas acima não existe um benefício para marca.

Apesar do uso de hashtags gerar comentários automáticos(de perfis que procuram mais seguidores), a interação de comentários verdadeiros num grande volume são um bom critério de escolha para encontrar influenciadores de verdade.

O grande volume de comentários genuínos de fãs e de outras influenciadoras/bloggers são mais valiosos do que gostos porque demonstram uma comunidade interessada e influenciável. 

6: Medir a campanha 

Ao definir um objetivo na estratégia torna-se importante medir a campanha a nível de vendas, tráfego no website, pedidos por mensagem privada ou novos seguidores.

No online ou offline, o uso de cupões personalizados permitem realizar um tracking a nível de conversão e permite calcular o ROI com base nas vendas. Porém em diferentes casos a medição pode variar, como por exemplo, em atrações turísticas o impacto mede-se pelo aumento da afluência.

SUPER DICA!!!

Mais de que uma campanha isolada torna-se importante criar algo consistente e regular para os fãs dos influenciadores não esquecerem da marca e gerar uma maior curiosidade pelo constante uso e apoio a determinado marca/produto! Os influenciadores certos com base em resultados são o fit perfeito para se tornarem embaixadores da marca. 

Em caso de campanhas isoladas, torna-se fundamental a criação de anúncios através das páginas dos influenciadores para alcançar a totalidade dos seus fãs (segmentação fãs da pagina). Por outro lado, o custo por intereção ou por clique é bastante inferior do que numa campanha tradicional.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s