Oh não! Mais um Dia Mundial nas Redes Sociais

Nas redes sociais o contexto funciona como rei porque um conteúdo sem contexto transforma-se num sapo difícil de engolir.

As redes sociais dão a conhecer diversos dias mundiais até agora desconhecidos mas em muitos casos sem um encaixe para a marca ou rasgo de criatividade e uso de imagens genéricas do banco de imagens.

Num contexto offline, uma empresa que vende tecnologia não distribui flyers com o dia mundial do bolo de chocolate! (True Story)

tumblr_mbqy6garjn1rnvwt1

Se não existe uma aplicação em contexto de negócio, os dias mundiais distorcem com a atividade praticada na empresa ou as causas sociais apoiadas.

Exemplos

Aquando responsável das redes sociais da Ben Goji, uma marca com um espírito mais irreverente, foi utilizado o dia do sexo para comunicar o quanto confortável são os sapatos mas fazendo uma alusão subentendida a preservativos e a sua não remoção.   

A criação de um contexto trabalha a percepção e serve um propósito para alcançar um objetivo perante o receptor. Em social media, o enquadramento é essencial para “encher” o conteúdo e não torna-lo vazio e inócuo. Ou seja, uma publicação sem contexto perde força e impacto!

No Dia Mundial do Rock, por exemplo,foi criado um “cartaz” de festival com modelos da coleção Helter Skelter, com sapatos inspirados em músicas do mesmo género.

 

Embora não seja possível em alguns setores o uso da criatividade adaptado ao dia festivo + empresa/produtos, contudo torna-se necessário diferenciar para despertar a atenção no feed(Vídeos, etc).

 

Exemplo realizado aquando colaborar da  agência de Marketing – Live4Digital