Regra número 1: Não há perguntas parvas. 

Responder nas redes sociais é uma arte e não um sacrifício.  Contudo aquando agências não são contratadas para community managament, em alguns casos, empresas/empresários não dão o devido cuidado ao seu cliente.

Durante um mês realizei um teste para provar a um cliente na área de e-commerce que responder bem e rápido converte em vendas. Resultado: Foi o melhor mês de sempre da recente loja online e aproximadamente 500 euros foram gerados diretamente através de comentários/mensagem privada.

1) Pergunta frequente – Preço

giphy (2).gif

 

Estando o preço na publicação ou não, as pessoas irão perguntar pelo preço e comentar que “está na imagem” ou “está no site” não ajuda em nada o potencial cliente. A arte de responder envolve dar a resposta pretendida e ir mais além com informação útil para o processo de compra, como envio de link do produto, portes e prazos de entrega.

Responder mensagens privadas em horas tardias

Uma cliente enviou uma mensagem às 23 horas da noite para esclarecer uma dúvida? É um excelente momento para converter em venda.

Enquanto que a concorrência espera pelo dia seguinte, a atenção dada numa hora tardia gera um sentimento de gratidão que se expressa com frases como “obrigado por responder a esta hora, sei que é tarde”.

Solucionar o problema

Segundos dados do INE apenas 37% dos portugueses realizaram compras online. A primeira compra online pode ser complexa para certas pessoas ou terem receio de fazerem “algo mal” e aí temos de apresentar uma solução.

A solução:  Pedir os dados e criar uma conta, realizar o pedido de compra e enviar a referência multibanco por mensagem privada (na conversa aberta).

Rapidez na resposta

No online quando as pessoas contactam esperam uma resposta imediata e não dar uma resposta imediata resfria o impulso da compra.

Modelo de resposta

Olá Nome de pessoa, o produto x tem o valor de x euros. Os portes são gratuitos em compras superiores y euros e as entregas são realizadas em Z/h úteis. Se tiver mais alguma questão ou pretender uma sugestão estamos ao dispor 🙂

E-Commerce: Da resposta nas redes sociais à venda

A interação gera credibilidade além do apoio demonstrado humaniza a loja. É certo que haverá pessoas que não irão agradecer nem comprar após uma pronta resposta às 23:30. Mas para empresas recentes, responder e a personalização de resposta são factores diferenciadores, contudo torna-se necessário ter motivação para viver do negócio invés de ser um hobby.

Certo dia, o Miguel Esteves Cardoso no programa de conversas “Fugiram da Casa dos Meus pais” comentou que “Quando peço ao servente de um restaurante – O que me recomenda. E se ele responder – Recomendo tudo, aqui tudo é bom. Eu levanto-me e saio”.

E no online não é diferente! Quando as pessoas não são ajudadas tendem a sair e comprar noutro lugar online ou físico.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s